O que é crédito rural?

Não é novidade para ninguém que o agronegócio é o setor que sustenta o Brasil. Graças aos produtores rurais e a indústria ao seu redor o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio, representa quase um quarto (22%) do PIB nacional, e deve crescer 2%, ainda este ano, quase três vezes mais, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O Crédito Rural possui forte influência sobre esses avanços, mas você sabe o que é e como funciona realmente o Crédito Rural?

Com juros baixos e longos prazos de financiamento, o Crédito Rural é uma série de empréstimos financeiros subsidiados pelo governo. O objetivo é simples: ajudar no financiamento de sua produção ou nos investimentos necessários para o crescimento e desenvolvimento de suas atividades, resultando assim na movimentação da economia brasileira.

 

Crédito Rural: quem pode usar?

 

O incentivo do governo pode ser usado tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas, que se dedicam às atividades rurais. Associações de produtores rurais e cooperativas de produtores rurais também podem se beneficiar destas melhores condições de empréstimos e financiamentos. O Crédito Rural conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conhecidos, pela ordem, como FCO, FNO e FNE.

Crédito Rural: onde você pode usar?

 

Para financiar os custos de produção e comercialização de produtos agropecuários, o Crédito Rural pode ser usado no armazenamento, beneficiamento, industrialização e modernização dos produtos agrícolas.

 

Crédito Rural: quais as principais atividades rurais que conseguem o benefício?

 

No Brasil são diversas as atividades rurais que podem ter acesso às melhores condições de empréstimo do Crédito Rural, no ramo agrícola: culturas de algodão, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, cenoura, eucalipto, feijão, girassol, laranja, maçã, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, trigo e uva. No ramo pecuário: bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, avicultura, caprinocultura e ovinocultura.

 

Crédito Rural: como funciona?

 

Para a aprovação do Crédito Rural, pode ser exigida a apresentação de projetos técnicos e de viabilidade para o negócio antes da confirmação. É necessário verificar também se a instituição financeira com a qual você busca parceria oferece os tipos de crédito que o produtor busca, para criar uma base de comparação e encontrar os menores custos.

 

 

A ideia desse post é explicar de forma clara e objetiva as principais dúvidas sobre o Crédito Rural, que é uma importante ferramenta em todo Brasil, estimulando o incremento ordenado dos investimentos rurais, favorecendo o custeio oportuno e adequado da produção agropecuária, possibilitando o fortalecimento econômico dos produtores e incentivando a introdução de métodos racionais de produção.