Nagro

Autor

jan 27, 2020


Compartilhe




Tags

Independente se você tem experiência ou está começando, entendemos que planejar a próxima safra muitas vezes é uma tarefa difícil, ainda mais se a expectativa é de um lucro maior.

Por isso, hoje separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo.

1. Entenda onde você acertou e errou a cada fim de safra

Liste todos os processos que precisam ser melhorados, como os custos não previstos ou mesmo a necessidade de mais mão-de-obra, mas não foque só no que poderia ter sido melhor. Valorize também aquela linda negociação de recursos ou como a sua lavoura estava digna de capa de filme.

2. Conheça o seu mercado

Procure estar sempre atualizado sobre o mercado, principalmente em relação a variação do dólar, já que, hoje, a maior parte dos insumos utilizados na lavoura são importados. Se imagine importando fertilizantes por R$4,00 por dólar e, no ano que vem, exportar sua produção a R$3,10. Tenso, né!?

Por isso, antecipe os seus custos, incluindo sempre uma margem de risco no seu planejamento. O mercado fala, a terra escuta, mas seu bolso não precisa sofrer.

3. Terra, minha vida

Mudanças no solo são normais a cada fim de safra. Portanto, faça, sempre que possível, as correções necessárias para o melhor desenvolvimento da cultura plantada.

Aí você me pergunta: “Ok, mas como vou saber as técnicas certas de correção?”

É mais fácil do que você pensa: Invista em análises laboratoriais! Entendendo as propriedades e características do seu solo, você consegue saber quais práticas podem melhorar a qualidade e quantidade da sua colheita.

4. Tecnologia é sua maior aliada

Já parou pra pensar quanto você poderia ganhar a mais se incluísse tecnologia e automação no seu processo de produção? De controle de insumos a diminuição de riscos. De acordo com o Conab, uma semeadora aumenta a produtividade em até 30% quando bem regulada e calibrada. Quer mais? Estima-se que 25% do faturamento mundial de drones vem do setor agrícola. Eu quero uma fatia dessa, e você?

5. Tempo

No agronegócio o tempo é o seu maior amigo… ou inimigo. Entenda quando faz sentido solicitar crédito e não espere até o último momento para procurar ajuda.

Então, bora lá! Clique aqui pra bater um papo com um consultor e descobrir a hora certa pra fazer o seu custeio.

Posts relacionados